Caminhada: Rota das Lapas

Data do evento:   30 Outubro 2011

Organização:  Obeta

Tipo de Evento:  Caminhada

Local onde se desenrolou:  Concelho de Torres Vedras, Freguesia de Matacães e Monte Redondo

Grau de dificuldade:  Fácil

Tipo de Percurso:
Circular, com inicio e fim na povoação de Monte Redondo

Distância:  Aproximadamente 14 km

Motivos de interesse:
Ponte Romana perto da Quinta da Lapas. Conjunto de casas e jardins da Quinta da Lapa, que representam um dos exemplos mais significativos da arquitectura civil barroca.
Paisagem rural. Monte do Calvário com o antigo santuário e a vegetação mediterrânica.
Casas seculares em Matacães. Moinho do Casal e do Monte do Inácio e a ampla paisagem que dele se vislumbra. Fonte da Pipa e das Fontaínhas.

Descrição:
No último Domingo de Outubro fomos á zona oeste fazer a rota pedestre da Lapa.
Este é um itinerário circular pelas freguesias de Monte Redondo e Matacães, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
O percurso permite o contacto com a realidade rural deste concelho, mediante a observação da típica paisagem da zona Oeste, na qual os campos cultivados – revestidos nesta altura do ano pelas cores Outonais – estão salpicados aqui e ali por pequenas aldeias e povoações.
O itinerário está bem assinalado com placas indicativas, com excepção de um pequeno troço junto ao monte da cabeça da pedra, onde as placas desaparecem misteriosamente.

Tivemos a sorte de fazer todo o percurso com boas condições climatéricas, o que contribuiu sem dúvida para um melhor usufruto do mesmo.

Algumas fotos do percurso:



Outros links: